Área de descompressão: saiba mais sobre esse novo espaço nas empresas

Por Daniel Veiga Escritórios Modernos Nenhum comentário em Área de descompressão: saiba mais sobre esse novo espaço nas empresas

Metas a conquistar, prazos a cumprir, bom trabalho em equipe. São muitas as exigências e pressões diárias do mundo corporativo, não é mesmo? Por isso, para amenizá-las e estimular a criatividade dos colaboradores, um ambiente tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas: a área de descompressão.

Hoje eu quero compartilhar com você o que é essa área, as vantagens em tê-la e alguns detalhes que não podemos ignorar nessa parte tão valiosa de um projeto para empresas.

 

Afinal, o que é área de descompressão e para que serve?

Em primeiro lugar, a sala, espaço ou área de descompressão é um ambiente projetado dentro das empresas, onde os colaboradores podem relaxar em momentos de estresse. 

Então, trata-se de uma estratégia pensada com o objetivo de aumentar a satisfação e a produtividade do time. Assim, os funcionários podem fazer uma pausa e retornar ao trabalho mais tranquilos e com as ideias renovadas.

Aliás, esse conceito surgiu entre as grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, como Google, Linkedin e Facebook. Mas, foi ganhando cada vez mais adeptos também entre empresas de outros segmentos, nas quais o foco na solução de problemas e nos resultados são competências extremamente valorizadas.

 

Características de uma área de descompressão

Portanto, essas salas foram criadas para serem espaços leves, estimulantes, descontraídos e divertidos. Dessa maneira, os funcionários podem relaxar sozinhos ou em grupos, arejar a mente, bem como fazer reuniões criativas

Em geral, são salas mais coloridas, com ferramentas, mobiliário e comidas que favorecem a desconexão temporária do trabalho. Por exemplo:

  • jogos de tabuleiro, 
  • videogame, 
  • televisão, 
  • sofás, almofadas e pufes bem confortáveis, 
  • frutas, snacks, 
  • em algumas é possível encontrar até cerveja gelada! 

Além disso, não são apenas ambientes simplesmente para descanso. Mas, oferecem aos usuários formas de baixar os níveis de estresse, para que possam voltar ao trabalho renovadas e produzir ainda mais e melhor. 

Por isso, empresas nas quais os colaboradores são constantemente exigidos, são ótimas candidatas a terem uma área de descompressão.

 

Por que ter uma área de descompressão? Principais vantagens de investir nesse espaço na sua empresa

Dentre as principais vantagens que uma sala de descompressão pode oferecer à sua empresa, estão:

  • Aumento de produtividade;
  • Diminuição de doenças e afastamento de pessoas por estresse;
  • Maior satisfação dos funcionários;
  • Melhor integração da equipe;
  • Estímulo à criatividade e à solução de problemas.

Por isso, apesar de a princípio parecer um ambiente muito diferente – e até desconexo – em relação a outros, a área de descompressão de fato traz importantes ganhos.

Com efeito, os funcionários se sentem valorizados por terem uma espaço pensado para eles, para que eliminem ou reduzam o estresse. Consequentemente, se tornam mais engajados no trabalho, pois ficam mais felizes e satisfeitos.

Além disso, fazer pausas programadas, intercaladas a períodos de foco total, é uma prática benéfica para o cérebro e para a produtividade. Por isso, existem diferentes técnicas de gestão de tempo, como a do pomodoro, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo. Nela, para cada 25 minutos de foco total faz-se uma pausa de 5 minutos. Inclusive, pode-se utilizar despertadores ou aplicativos de celular para contar esse tempo.  

Sem dúvida, funcionários que colocam em prática esse tipo de estratégia, especialmente em um ambiente próprio para isso, produzem mais e melhor. 

Sem falar que se afastam menos do trabalho com atestados médicos, pois ficam de fato menos doentes. Da mesma forma, se sentem motivados a trabalhar em equipe, mais integrados, focados na solução dos problemas e criativos.

O que considerar no projeto de uma área de descompressão?

Com o fim de ser um “oásis” para os funcionários, a área de descompressão é um ambiente geralmente diferente do restante da empresa. Principalmente em termos de decoração, mobiliário e paleta de cores. 

Mas, ainda assim, ela pode e deve estar alinhada com os valores e a cultura empresariais. Afinal, ela precisa ser enxergada como um benefício, tanto por seus funcionários quanto pela empresa como um todo.

Então, o que precisa ser considerado no projeto para que a sua sala de descompressão cumpra esse objetivo? 

1. Cultura da empresa

Primeiramente, o que é cultura organizacional? Trata-se de um conjunto de valores, ações, crenças, comportamentos, características e mentalidade que regem o funcionamento do negócio. Não só do ponto de vista estratégico, como também em se tratando da personalidade da empresa. Também faz parte dessa definição o relacionamento com clientes.

Por exemplo, escritórios de advocacia têm uma cultura mais tradicional. Por outro lado, as fintechs têm características mais despojadas e inovadoras. Portanto, não existe certo ou errado, melhor ou pior! 

Porém, a cultura da empresa é o primeiro fator a ser avaliado quando vamos fazer um projeto de interiores, principalmente de uma área de descompressão. Aliás, para muitas empresas ter um espaço como esse é algo disruptivo. De fato, pode representar um passo muito arrojado, um grande desafio

Por isso, conte com um suporte especializado em projetos de interiores. Dessa maneira, você reduz o estresse durante o processo e garante que sua sala de descompressão esteja conectada com a empresa, não só em termos físicos, mas também nos aspectos conceitual e funcional. 

2. Local

Em segundo lugar, identifique o melhor local para criar esse espaço. A sala de descompressão pode estar fisicamente integrada a áreas de trabalho ou ser um espaço totalmente independente, separado para isso. 

No entanto, para essa escolha considere:

  •  a dinâmica da empresa de uma forma geral;
  • os objetivos que a liderança tem com esse espaço.

Ou seja, se a ideia for integrar mais a equipe, estimular o trabalho criativo e colaborativo, é interessante que você pense em uma área integrada. Dessa forma, ela pode também funcionar como espaço para reuniões mais informais. 

Agora, se o ambiente de trabalho exige silêncio e concentração, é melhor que a sala de descompressão seja de fato uma área separada. Assim, não irá atrapalhar o andamento das atividades e funcionará como uma “pausa programada”, importante para elevar os níveis de produtividade.

3. Atividades oferecidas

Talvez você já tenha se surpreendido com fotos de áreas de descompressão. Afinal, muitas delas têm pebolim, sinuca, mesas para jogos de tabuleiro e baralho, videogame, redário e até piscina de bolinhas! 

De fato, a variedade de atividades que podem fazer parte desse tipo de ambiente é impressionante. Mas, antes de sair implantando várias delas, reflita se são adequadas ao seu público. Ou seja, se têm a ver com o perfil do seu colaborador. Portanto, questione-se:

  • Qual a média de idade do seu time?
  • O que gostam de fazer nos momentos de lazer?
  • A necessidade maior é o descanso ou interação?

Em geral, empresas com perfil mais dinâmico, um time jovem, bastante ligado à tecnologia têm maior afinidade e interesse por atividades lúdicas e diferenciadas. Já empresas com perfil mais tradicional optam por ambientes mais sóbrios, focados no descanso, leitura de livros, relaxamento e música. 

Assim, conheça bem o público interno e até faça uma pesquisa para saber o que eles gostariam de encontrar no local. Afinal, esse é um espaço pensado para eles.  

4. Decoração da área de descompressão

Depois disso, com todas essas informações em mãos, podemos pensar no projeto em si. Como eu disse agora a pouco, a ideia da sala de descompressão é ser um espaço diferenciado em relação ao ambiente de escritório. Por isso, em geral, são utilizadas cores e móveis diferentes do que há em outras salas. 

Também podemos incorporar na decoração um projeto de paisagismo. Afinal o contato com a natureza ajuda na promoção do relaxamento. Aqui, opte por plantas naturais ou preservadas, que são aquelas que passam por um processo de proteção e estabilização e que têm aparência natural, com a durabilidade e a praticidade de plantas artificiais. 

Mas, nesse quesito, é importante reforçar a necessidade de se conhecer o time de colaboradores, pois uma decoração inovadora demais pode não agradá-los. 

5. Criatividade e originalidade

Se um dos objetivos da sala de descompressão é estimular a criatividade da equipe, ela precisa ser um espaço criativo, certo? Então, algumas ferramentas que despertam a criatividade são: 

  • jogos;
  • quadro ou parede para desenho com giz;
  • materiais para desenho (papéis variados, lápis de cor, canetinha, etc.);
  • painel de post-its;
  • livros;
  • vídeos;
  • músicas. 

Assim, tudo isso pode ser incorporado ao seu projeto, além de muitas cores e móveis que estimulem o compartilhamento de ideias e promovam de fato o relaxamento.

6. Conforto

Por fim, o conforto é fundamental. Por isso, muitas empresas que criam seus espaços de descompressão optam pelo uso de tapetes, tatame, sofás, pufes e almofadas em vez de apenas mesas e cadeiras. Certamente, isso é muito mais convidativo! 

Aliás, uma característica desses mobiliários é poderem ser movidos livremente de um lugar para outro com facilidade, a fim de reunir os grupos pelo espaço, em diferentes configurações.

Semelhantemente, o uso de formas arredondadas, em vez de linhas retas, também contribui para a sensação de conforto. Assim como a utilização de materiais mais “quentes”, como a madeira, que cumprem o mesmo propósito.


Ideias inspiradoras para Áreas de Descompressão

Então, para inspirar você a decidir fazer um projeto Marília Veiga Interiores que contemple uma área de descompressão, quero compartilhar um trabalho que tivemos o prazer de criar e executar: o escritório da Gerencianet em Ouro Preto. 

A saber, não fizemos apenas a área de descompressão, mas o projeto completo: do início ao fim! Afinal, aqui na Marília Veiga atuamos desde o projeto até a implantação, integrando todas as áreas da empresa!

Com certeza, o que criamos em todos os ambientes vai ajudar você a visualizar como as cores podem tornar os espaços mais agradáveis e criativos. E, claro, contribuir para a qualidade de vida e do trabalho. Confira!

 

Gerencianet: um projeto que promove a interação

A sede da fintech Gerencianet em Ouro Preto, tem 1.400m2 e demorou 5 meses para ficar pronta. Mas ficou linda! 

Aqui, na sala de descompressão colocamos uma mesas de sinuca, além de termos diversos sofás, pufes e mesas de diferentes tamanhos espalhadas pelo ambiente. 

Como resultado, temos um ambiente colorido, descontraído, que estimula a interação do time. Inclusive, que pode ser utilizado para reuniões mais informais. 

Por fim, espero que você tenha se inspirado e que esses projetos tenham incentivado você a também criar uma área de descompressão na sua empresa. Então, conte com a gente para executar o seu projeto completo, incluindo esse espaço tão especial! Entre em contato com o nosso time e vamos tirar o seu projeto do papel! 

  • Share:

Leave a comment