Como o design do escritório influencia seus clientes e colaboradores?

Por Daniel Veiga Escritórios Modernos Nenhum comentário em Como o design do escritório influencia seus clientes e colaboradores?

O escritório corporativo é o cartão de visitas da empresa, o primeiro contato que os funcionários, clientes e visitantes têm com ela. Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas o design do seu escritório influencia a relação que seus colaboradores têm com a empresa e também na forma como os seus clientes a veem.

Um projeto de interiores bem alinhado com a marca, as cores, os valores, a missão e a cultura organizacional aumenta o engajamento e a identificação que os funcionários têm com a empresa e, inclusive, eleva a produtividade e reduz o turnover. Claro que a decoração dos ambientes não é o único fator para isso, mas ela de fato contribui.

Esses mesmos fatores colocam a empresa em um outro patamar junto aos clientes, que se sentem muito bem recebidos no escritório e seguros de que estão fazendo negócios com uma empresa bem estruturada, que investe nos colaboradores.

Influências

O meio corporativo sofreu fortes mudanças nos últimos anos, especialmente influenciado pelas startups, fintechs e empresas de tecnologia que já nasceram com conceitos inovadores e disruptivos, quando comparados ao que era tradicionalmente visto até então.

A globalização e a chegada de marcas internacionais também evidenciou as diferenças que existiam entre o que era praticado no Brasil e a cultura organizacional de outros países, forçando uma adaptação e uma atualização dos escritórios por aqui, inclusive no que diz respeito à decoração de interiores.

O próprio comportamento e competências exigidas dos profissionais sofreram mudanças. O trabalho em equipe se tornou indispensável, acompanhado pelo dinamismo, agilidade, criatividade, resiliência, autonomia, transparência, sentimento de dono, espírito colaborativo, entre outras palavras que se tornaram comuns em processos seletivos e no cotidiano de quem atua no desenvolvimento de profissionais.

Os colaboradores e o engajamento

Pensando nessas características que eu acabei de citar, ficou comum ter escritórios open space (em conceito aberto), com baias iguais, nos quais todos se veem e a interação é maior, assim como a transparência, também evidenciada nas salas de reunião envidraçadas.

As salas de descompressão surgiram por aqui com as empresas de tecnologia e foram ganhando espaço também em outros ramos de atividade, à medida que se percebia o quanto elas realmente contribuíam para o bem-estar dos funcionários, deixando-os mais confortáveis e relaxados no ambiente de trabalho e, consequentemente, produzindo mais e melhor.

Disponibilizar uma copa e cozinha, nas quais os funcionários possam fazer refeições ou pequenos lanches, tomar um cafezinho e até fazer uma reunião mais rápida e informal também conta positivamente para que seja fortalecida essa boa relação com o trabalho.

Quando o ambiente é convidativo e descontraído as pessoas têm mais vontade de trabalhar e se sentem mais tranquilas e livres para executarem suas tarefas e cumprirem suas metas, mesmo que elas exijam muita responsabilidade, atenção e prazos apertados.

A preocupação com o conforto e a saúde também é um componente importante nessa equação, afinal as pessoas passam a maior parte do dia no escritório, por isso realizar projetos que privilegiem a ergonomia é fundamental.

A organização dos ambientes é mais um quesito a contribuir com o bem-estar dentro do escritório, além de facilitar o fluxo de trabalho. A criação de armários e outros móveis sob medida é uma boa solução para que se possa armazenar tudo que for necessário, esconder cabeamento e trazer esse conforto visual, deixar tudo mais clean.

Quando um funcionário se sente bem em seu ambiente de trabalho, se sente valorizado e, consequentemente, trabalha melhor e representa melhor a empresa quando está fora dela e, principalmente, para os clientes.

Utilizar no projeto as cores presentes na logomarca da empresa é um recurso visual que ajuda a reforçar sua identidade, tanto junto aos colaboradores quanto aos clientes.

Um case que serve como exemplo para isso é o escritório da Gerencianet, instalado na Avenida Paulista, que atraiu a atenção na região e despertou nas pessoas o desejo de trabalharem lá, por entenderem que a empresa possui valores que se alinham com aquilo que elas buscam para suas vidas e carreiras.

Os clientes e a vantagem competitiva

Todo cliente quer ser bem recebido, bem tratado, se sentir especial e importante.

Um bom projeto de interiores corporativo é uma vantagem competitiva da sua empresa, principalmente quando esta atua no mercado de serviços. O escritório é o cartão de visitas, o que há de tangível e visível para ele.

O cliente precisa se sentir bem no seu espaço corporativo, mas também ter clara a ideia sobre sua marca e a personalidade da empresa, a começar pela recepção que é o primeiro contato dele com o seu mundo, a primeira impressão. Ele precisa ter segurança de que está no lugar certo e estar pronto a fechar negócio com você.

Um projeto de interiores corporativo precisa traduzir as características da empresa, sua jovialidade, modernidade ou mesmo seriedade e tradição, a depender do seu ramo de atuação. Isso ajuda a construir na mente do seu cliente ou parceiro de negócio a sua imagem, de forma a contribuir para que ele se decida por você e não por um concorrente.

Assim como seus colaboradores, o seu cliente precisa se sentir orgulhoso em fazer negócios com você, significar um status para ele, até para indicar a sua empresa a outras pessoas e ampliar o seu networking. Isso é especialmente importante no caso de clínicas médicas, escritórios de advocacia ou de investimentos, por exemplo.

Empresas de tecnologia precisam ter escritórios tecnológicos, com equipamentos audiovisuais e recursos de automação, tanto quanto um consultório precisa deixar muito clara a preocupação dos profissionais com higiene, segurança e qualidade.

Detalhes que fazem toda a diferença

Não importa o seu segmento, se você deseja estabelecer uma posição de liderança em um mercado cada vez mais competitivo, investir no projeto do seu escritório é fundamental. Não é só pensar na modernidade e beleza dos móveis, mas principalmente em sua funcionalidade e criar um projeto que atenderá a necessidade da empresa e que possa, inclusive, acompanhar seu crescimento.

E somente um time de profissionais especializados vai saber entender suas necessidades e aliar tantos fatores em um projeto bonito e funcional.

Se o seu escritório tiver uma vista incrível, é interessante valorizá-la no projeto, assim como a entrada de luz natural, que traz mais vida ao ambiente, permite o contato das pessoas com o que acontece do lado de fora.

É necessário ter uma atenção especial com iluminação, climatização e acústica, pois são fatores que interferem na saúde dos funcionários e, claro, em sua criatividade e produtividade.

Os acabamentos são importantes para aumentar a sofisticação, a sensação de aconchego, trazer descontração e compor essa imagem corporativa, assim como o mobiliário escolhido para cada área do escritório.

Tanto quanto a recepção, os banheiros e lavabos têm um papel importante na formação da imagem que as pessoas farão da sua empresa.

A questão da sustentabilidade cresce exponencialmente, então trazer a natureza para dentro, em locais estratégicos, eleva o padrão do projeto, mesmo que sejam plantas permanentes e próprias para ambientes internos. A utilização de materiais mais rústicos, como a madeira e pedras naturais, também contribui com esta questão e podem ser incorporados em qualquer projeto, para qualquer estilo de empresa.

Nós do Marília Veiga Interiores já realizamos diversos projetos de decoração de interiores em escritórios, para diferentes tipos de empresa e sabemos o quanto um ambiente corporativo bem pensado melhora a qualidade de vida e de trabalho de todos. Confira nossa galeria de projetos para conhecer um pouco mais!

  • Share:

Leave a comment