Principais polos corporativos em São Paulo e seus prédios

Por mirago Escritórios Modernos Nenhum comentário em Principais polos corporativos em São Paulo e seus prédios

A cidade de São Paulo é o principal centro financeiro e corporativo do país, eleita por muitas multinacionais para estabelecerem suas sedes brasileiras e que viveu um boom de empreendimentos corporativos nos últimos 10 anos.

Mas esse centro financeiro não possui uma única localização geográfica e hoje você vai conhecer um pouco mais sobre as diferentes regiões e também alguns dos prédios corporativos mais procurados atualmente na capital paulista.

Conheça os Principais
Polos Corporativos em São Paulo

Avenida Paulista

A avenida foi criada no final do século XIX e os antigos casarões dos Barões do Café e também de ricas famílias de imigrantes foram abrindo espaço para o progresso. Alameda Santos, Rua Augusta e Rua da Consolação são algumas das importantes vias no entorno da mais paulista das avenidas.

A região da Paulista foi por muitos anos o grande centro financeiro da cidade e ainda hoje é considerada um importante cartão postal da capital, amada por tantos visitantes e moradores.

Bem servida de transporte público, com diversas linhas de ônibus e estações de metrô distribuídas por seus quase 3km, a Paulista foi o endereço escolhido por muitas empresas como bancos, multinacionais, hotéis, consulados, hospitais.

O comércio da Paulista é bastante diversificado, com galerias, shoppings centers e lojas de rua, academias, inúmeros restaurantes e, claro, o MASP, a Casa das Rosas e o Instituto Pasteur, além dos tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves.

É possível encontrar na Avenida bons imóveis comerciais para locação ou venda, mas, em geral, não são empreendimentos novos o que pode trazer alguns desafios e limitações para o projeto. A filial paulista da Gerencianet foi um projeto que fizemos na Paulista e que exemplifica bem essa questão dos projetos em edifícios mais antigos.

Berrini

Nos anos 90 a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, tirou o protagonismo da Paulista, por ter aluguéis mais baratos e construções mais modernas. Beneficiada pela proximidade ao aeroporto de Congonhas, lá surgiram enormes edifícios envidraçados e com estruturas flexíveis, para atender às diversas demandas de seus novos habitantes.

Grandes empresas se estabeleceram na Berrini e até a BOVESPA cogitou uma mudança de endereço, o que acabou não ocorrendo. No entorno surgiram restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para atender as pessoas que ali trabalham e por ali passaram a circular diariamente em grande volume.

Paralela à Marginal Pinheiros, a Berrini é atendida pela CPTM e também por um corredor de ônibus em toda sua extensão. O tráfego de veículos é intenso e a região sofre com elevados índices de engarrafamento, talvez o maior ponto negativo a se considerar quando pensar em estabelecer seu escritório por lá.

Chucri Zaidan

Ao final da Berrini está a Avenida Dr. Chucri Zaidan, conhecida por ser o endereço dos estúdios da TV Globo, dos shoppings Morumbi e Market Place e de empresas como Vivo e Nestlê.

Nos últimos anos grandes empreendimentos corporativos vem surgindo na região, destacando-se pela tecnologia e a sustentabilidade. Isso transformou a região, antes com perfil mais residencial, e forçou investimentos em infraestrutura urbana e transportes como ampliação e abertura de novas ruas e avenidas no entorno.

O Rochaverá Corporate Towers, inaugurado em 2008, foi o primeiro grande empreendimento comercial a ser inaugurado na região. São quatro torres distribuídas em 37.000 m² de terreno com áreas verdes, espaço para convívio e fácil acesso para pedestres e veículos.

Entre seus diferenciais destacam-se a Central de Cogeração de Energia (4 geradores a gás natural e 2 geradores a diesel prontos para atender a 100% das necessidades do Condomínio) e o certificado de sustentabilidade LEED Gold – USGBC (foi o primeiro edifício da América Latina com essa certificação).

Ao seu lado surgiu em 2013 o complexo Morumbi Corporate, integrado ao Shopping Morumbi, com duas torres comerciais de alto padrão, uma com 18 e outra com 26 andares, também detentor do selo verde LEED Gold.

São imóveis totalmente preparados em termos de infraestrutura, sem deixar de lado a sofisticação e a segurança.

Vila Olímpia e Faria Lima

Não tão distante dali está a Vila Olímpia, ligada à Avenida Faria Lima, regiões nobres da cidade que também vêm se tornando importantes centros financeiros nos últimos anos, graças aos empreendimentos de alto padrão que ali surgiram.

A região é formada pela Avenida Santo Amaro, Avenida dos Bandeirantes, Marginal Pinheiros e Avenida Juscelino Kubitschek, sendo cortada ao meio pela Avenida Brigadeiro  Faria Lima e Avenida Hélio Pellegrino, é o endereço dos shoppings Iguatemi, JK Iguatemi e Vila Olímpia.

Lá estão os escritórios de multinacionais como Grupo Santander e Unilever, de grandes empresas brasileiras, entre elas Alpargatas, Gol e Comgás, e também de empresas de tecnologia como Google, Facebook, Microsoft, Intel e outras, o que conferiu à região o apelido de “Vale do Silício Paulistano”.

São Paulo Corporate Towers

O São Paulo Corporate Towers, em frente ao Shopping JK, tem 258.000 m² de área construída, duas torres empresariais com 30 andares cada, prédio de amenities e também um prédio técnico. É o primeiro projeto Core and Shell com pré-certificação Leed Platinum 3.0.

No São Paulo Corporate Towers nós desenvolvemos o projeto de decoração da Spic Pacif Hydro, confira algumas fotos

Clicando aqui você encontra mais imagens desse projeto.

Seguindo a mesma tendência de sustentabilidade, a região tem ainda o Vila Olímpia Corporate e o Central Vila Olímpia.

A região da Avenida Brigadeiro Faria Lima é a que abriga os imóveis corporativos mais caros.

Um dos que nela se destaca é o Pátio Victor Malzoni, edifício espelhado que emoldura a casinha branca, uma construção bandeirista do século XVIII, tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

É um edifício verde de alto padrão, que alia tecnologia e sustentabilidade. Um exemplo disso é o sistema que obriga a abertura automática de todas as portas em caso de incêndio.

Pátio Victor Malzoni por Glassec Viracon

O Pátio Malzoni possui duas torres com 19 andares cada, é dividido em três blocos, conta com seis subsolos e foi o endereço escolhido pela Blue Line, cujo projeto tivemos o prazer de desenvolver.

Confira algumas imagens do projeto no Pátio Malzoni

Veja mais fotos do projeto clicando aqui.

Cidade Jardim Corporate Center

Atravessando a Marginal Pinheiros e caminhando sentido Morumbi vemos o imponente complexo do Shopping Cidade Jardim onde está o Cidade Jardim Corporate Center integrado ao shopping. Composto por três torres “triple A”, conta com certificação Aqua de sustentabilidade, três helipontos, área para eventos, restaurante e muitas outras facilidades encontradas em empreendimentos alto padrão.

Foi o endereço escolhido pela SMZTO Holding de Franquias para seu escritório, com projeto Marília Veiga Interiores.

Confira algumas fotos do projeto no Cidade Jardim Corporate Center

 

E o centro da cidade?

Há muito tempo o centro de São Paulo não representa mais o seu poderio financeiro, ainda que seja a região na qual está localizada a Bovespa.

Apesar de possuir uma ampla rede de transporte público e de sua arquitetura contar a História da cidade, os imóveis comerciais apresentam restrições do ponto de vista de infraestrutura para as necessidades atuais. A restrição na circulação de veículos também conta negativamente e falta de segurança é outro fator a repelir as empresas da região.

O que considerar quando for escolher o seu imóvel corporativo?

Quando for escolher o seu imóvel corporativo é importante pensar nas vantagens e desvantagens que cada uma dessas regiões e os diferentes empreendimentos apresentam e como elas combinam ou não com as necessidades da sua empresa e com o que você deseja para o seu escritório.

Por exemplo, em imóveis mais antigos, como os da Paulista, pode ser difícil realizar projetos de automação e tecnologia devido à infraestrutura das edificações, mas a localização é ótima e rodeada de pontos positivos.

Já em edifícios com selo verde, são muitas as regras e requisitos a serem seguidos, como o descarte de resíduos de obra e exigências de automação, por exemplo.

No Cidade Jardim Corporate o fechamento das persianas é necessariamente controlado pelo prédio e ocorre em dias de sol muito forte, atrelado à economia de energia com ar condicionado.

Ter o seu escritório alocado em um empreendimento bem localizado, com alto padrão de tecnologia, sustentabilidade, segurança e sofisticação confere à sua empresa um status diferenciado frente aos clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes.

Um bom projeto de interiores é capaz de transformar uma simples laje comercial no seu lugar ideal, que agregue valor à sua marca e amplie seus diferenciais competitivos.

Entre em contato com o nosso time e saiba mais sobre os nossos projetos corporativos e tudo que podemos fazer por você e sua empresa.

  • Share:

Leave a comment