Sem dúvida, um projeto de interiores pode transformar a experiência dos colaboradores de uma empresa. É isso que o time da Gerencianet em Ouro Preto (MG) vivencia em sua nova sede, projetada por nós, destaque deste post.
A empresa precisava expandir seu escritório na cidade mineira e, para isso, escolheu um imóvel com 1400m², que foi completamente transformado. Portanto, foi projetado para refletir um lado jovem e ambicioso, com muitos itens pensados para que toda a equipe tivesse a melhor experiência, com muita qualidade de vida e, consequentemente, de trabalho.
Conhecendo melhor a Gerencianet
A Gerencianet é uma fintech que nasceu em 2007, inicialmente com o objetivo de desenvolver uma plataforma de e-commerce. Porém, tendo em vista a necessidade de seus clientes, em pouco tempo se tornou uma solução para intermediar pagamentos e “para descomplicar a gestão de cobranças e recebimentos de pessoas físicas e empresas”, como ela mesma define. Ademais, trata-se de uma empresa com espírito jovem, tecnológica e que está em constante evolução.
Além disso, o cuidado e a preocupação com seus mais de 200 colaboradores é algo tão forte na empresa, que faz parte dos seus valores centrais: “Incentivar o trabalho colaborativo e o respeito mútuo, acreditando no potencial humano“. Dessa forma, toda essa atenção precisou ser refletida no projeto da nova sede.
O projeto da Gerencianet
A saber, a necessidade de ter uma área mais ampla, para receber todo o time com qualidade, fez a empresa buscar um novo espaço. Então, os 1400m² da nova sede pediam um projeto exclusivo, que tivesse um design marcante, único. Não só isso, mas também que expressasse a essência da marca, além de sua preocupação com os colaboradores.
Por isso, criamos um projeto do zero, original, tecnológico, descontraído e com muita personalidade. Além disso, repleto de referências às cores da empresa, com ambientes integrados e funcionais. Então, nós fizemos:
- Projeto de interiores;
- Automação e iluminação;
- Gestão e acompanhamento dos fornecedores;
- Acompanhamento de reforma civil (realizada por uma construtora especializada);
- Escolha dos acabamentos;
- Compra de mobiliário e itens decorativos;
- Especificação de armários e marcenarias;
- Produção final.
Preocupação com a ergonomia
Antes de tudo, o projeto foi criado pensando na melhor experiência do colaborador da Gerencianet, assim como dos clientes e visitantes. Então, a ergonomia foi uma preocupação básica. Por se tratar de uma ciência que busca compreender o relacionamento entre o ser humano e suas condições de trabalho, o design de interiores corporativo está atento ao mobiliário que o funcionário vai utilizar durante sua jornada de trabalho. Por exemplo, a cadeira e a mesa, mas também à iluminação e a acústica.
Neste caso, as salas de reunião e o auditório receberam um tratamento acústico diferenciado, assegurando a privacidade e a não interferência sonora nos demais espaços da empresa. Além disso, os móveis são especializados para escritório, de forma que já preveem as tomadas e a instalação do monitor, sem que o cabeamento fique aparente.
Aliás, por falar em iluminação, nós fizemos nesse projeto uma iluminação especial para escritórios. Dessa forma, as luzes dão conforto visual para utilização em longos períodos, sem incomodar os olhos. Nesse sentido, também incluímos plantas, uma vez que sua presença em ambientes profissionais aumentam a sensação de bem-estar e, consequentemente, a produtividade e a descontração no ambiente de trabalho.
Estilo jovem e descontraído
Já que a empresa tem um perfil dinâmico e inovador, colocamos algumas palavras e frases de impacto nas paredes. Elas refletem as crenças da empresa e são mais um item que demonstra o foco no time de profissionais. Além disso, não poderia faltar em um projeto como esse a sala de descompressão, que conta com jogos eletrônicos e mesas de sinuca.
Afinal, as salas de descompressão têm como função promover o relaxamento, uma desconexão com o trabalho, de forma a baixar os níveis de estresse. Além disso, esse ambiente precisa estimular a criatividade, por isso elas precisam ser convidativas e confortáveis. Assim, no projeto da Gerencianet, criamos diferentes tipos de assentos nesse espaço, com sofás com almofadas, cadeiras e também mesas.
Decerto, para demonstrar a contemporaneidade do projeto, optamos por um forro aberto e o uso de calhas e eletrodutos. Esses elementos compõem perfeitamente com a decoração leve e descontraída.
Projeto personalizado
Dentre as muitas vantagens de contar com um projeto de interiores exclusivo, está o fato de poder personalizar cada detalhe, corroborando com as necessidades e a cultura da empresa.
Por exemplo, os corredores necessários na planta da sede da Gerencianet se tornaram espaços amplos e funcionais. Há sofás e mesas para pequenas reuniões, uma solução criada para atender a um desejo do presidente da empresa.
Da mesma forma, o laranja está presente em praticamente todos os espaços. Seja em divisórias, móveis ou em detalhes no piso, a cor está lá, fortalecendo a identidade e a marca da empresa.
Great Place to Work
A Gerencianet é uma empresa tão focada em seus colaboradores, que recebeu a Certificação Great Place to Work em 2020. De acordo com o portal A Tarde, “o selo foi conquistado com base em diagnóstico de clima organizacional realizado pela consultoria global, que mede o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa”, que obteve nota 96.
De fato, o escritório de Ouro Preto atrai atenções e é um local onde muitos desejam trabalhar!
Por que melhorar a experiência dos trabalhadores e do cliente por meio da arquitetura de interiores?
Acima de tudo, o papel do profissional de interiores é interpretar o que o cliente quer e oferecer a ele as melhores soluções. Para isso, consideramos todas as informações coletadas no briefing e nosso conhecimento e experiência profissional. Nesse sentido, um projeto de interiores corporativo assertivo ajuda a empresa a fortalecer sua marca e posicionamento nos mercados em que atuam. Aliás, a começar por quem contribui diretamente para o seu sucesso: seus colaboradores.
Sem dúvida, a experiência dos funcionários impacta diretamente na produtividade deles. De fato, isso não diz respeito apenas ao ambiente físico: não basta um escritório bonito, com boa infraestrutura, conforto e segurança. Mas, fato é que esses fatores demonstram ao time o quanto eles são valorizados.
Então, se somarmos a isso um bom clima organizacional, é muito provável que a empresa consiga uma alta retenção de talentos. Isso implica em baixas taxas de turnover, maior produtividade e qualidade nas entregas. Porque quando a experiência de um colaborador é positiva, automaticamente ele vai fazer de tudo para trabalhar melhor.
Em resumo, trabalhar em um ambiente bonito e organizado também contribui para que o funcionário se sinta motivado e tenha desenvolva melhor as atividades. Em consequência, o desempenho de toda a empresa será melhor. Portanto, investir em uma boa experiência do colaborador em relação ao espaço de trabalho, acaba se tornando uma vantagem competitiva para a empresa.
Expertise Marília Veiga em arquitetura corporativa
Enfim, o case da Gerencianet nos enche de orgulho. O escritório ficou realmente lindo e funcional! Certamente, será uma grande alegria poder ajudar também você e a sua empresa na realização do seu projeto.
Assim como fazemos em nossos projetos residenciais, entregamos aos nossos clientes corporativos as soluções de que precisam para seguirem realizando sua missão. Entregamos os melhores produtos e serviços ao seu público, a começar de sua “casa”, seu escritório, local onde o time de colaboradores vai ter o primeiro contato e a melhor experiência com a marca.
Então, se você também deseja ter um escritório à altura do seu negócio, entre em contato conosco!
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