Arquitetura Corporativa: tudo o que você precisa saber

Por Daniel Veiga Escritórios Modernos Nenhum comentário em Arquitetura Corporativa: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é arquitetura corporativa e como ela pode beneficiar uma empresa? Recentemente, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem na qual Laurie Santos, professora e pesquisadora da área de psicologia na Universidade de Yale, afirma com base em estudos que “funcionários mais felizes são pessoas mais saudáveis e, assim, mais produtivos”. E o ambiente de trabalho é peça chave para essa felicidade

Obviamente, um local bonito e organizado é muito agradável e facilita o trabalho. Mas, a influência do espaço de trabalho sobre a produtividade de uma equipe, sobre seu sentimento de valorização e de pertencimento vai muito além. Principalmente se considerarmos como o ambiente corporativo ajuda a construir a imagem de uma empresa também para seus clientes, fornecedores e para o mercado no qual está inserida. 

Assim, muito mais do que se preocupar com a estética de um escritório, a arquitetura corporativa atua de forma estratégica. O objetivo é garantir que cada atividade profissional seja desempenhada da melhor forma possível.

O que um bom projeto de arquitetura corporativa deve ter? 

Primeiramente, o projeto de arquitetura corporativa precisa ter a cara da empresa. Para isso, é fundamental contar com um time profissional, especializado no assunto. Afinal, só assim será possível captar a essência e a cultura da empresa, fazendo as perguntas certas e coletando as informações que ajudarão a dar vida ao projeto. 

Além disso, claro, ele precisa atender às necessidades da empresa e dos colaboradores. De fato, são eles que irão viver o dia a dia do escritório, dedicando boa parte de seu dia ao trabalho. Por isso, nos preocupamos muito com a ergonomia, ou seja, com a otimização das condições de trabalho de cada colaborador. Então, a iluminação, o cuidado com a climatização do ambiente e com a acústica é fundamental. Bem como a preocupação com a postura do funcionário durante a jornada de trabalho, com a utilização de mobiliário confortável e adequado, precisa ser contemplada no projeto.  

Ademais, um bom projeto precisa prever a grande circulação de pessoas, o uso de cada espaço e a manutenção de tudo. Assim, essa análise deve nortear a escolha dos pisos e carpetes, por exemplo, de forma que sejam resistentes e de fácil higienização. Além disso, isso nos leva a aproveitar melhor os espaços. Por exemplo, colocando sofás, mesas e cadeiras em um grande corredor, oferecendo opções para reuniões mais descontraídas, ou transformando esse espaço sem graça em uma galeria de arte. Aliás, essas foram algumas soluções que já criamos para nossos clientes e que deram super certo! 

Sala de descompressão 

De fato, um ambiente que está cada vez mais comum nos projetos é a sala ou área de descompressão. Trata-se de um espaço mais descontraído, no qual os colaboradores podem se divertir e relaxar, baixando os níveis de estresse. Sem dúvida, é um espaço que promove trocas de ideias, amplia os canais de comunicação e desenvolve boas relações interpessoais. 

Para isso, é um ambiente que possui mobiliário diferenciado. Por exemplo, com sofás, puffs, mesas de jogos, videogame, rede e muitas outras opções de entretenimento. Além disso, pode estar integrado a uma área para lanches e até ter geladeiras, carrinhos de snacks ou vending machines, a depender do estilo da empresa. Assim sendo, toda empresa pode ter uma área de descompressão, que não precisa, necessariamente, se parecer com o escritório do Google ou de outras startups do Vale do Silício. Mas sim, que seja adequada à personalidade da empresa e à sua cultura organizacional. 

Acima de tudo, deve existir um conceito total no projeto, uma harmonia entre os diferentes ambientes, por mais diversos que eles sejam. Portanto, se sua empresa tem um perfil mais conservador e tradicional, nós iremos criar um projeto baseado nisso. 

Imprimindo as cores da empresa no projeto

Certamente, outra forte tendência nos projetos corporativos é a incorporação das cores da logomarca da empresa no projeto, seja na escolha dos mobiliários, de objetos decorativos, em pequenos detalhes ou com grande destaque na decoração. 

Mas, por que, qual o benefício disso? A escolha de uma paleta de cores leva muitas coisas em consideração. Ter as cores da logo presentes no projeto fortalece a marca e promove uma identificação maior das pessoas com ela. 

Plantas no escritório?

Sim, plantas no escritório! Porque as plantas, além da beleza e da sensação de aconchego, também são importantes para o bem-estar das pessoas. De fato, o contato com o verde, com a natureza ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade das pessoas. 

Entretanto, nem sempre a melhor escolha são as plantas naturais, que precisam de luz, podem sofrer com o ar condicionado e demandam mais cuidados. Então, podemos optar por plantas preservadas, que têm um aspecto muito similar ao das naturais, com a praticidade das artificiais. Afinal, são plantas naturais, que passaram por um processo de desidratação e estabilização que mantém a cor e textura originais. Por isso, são ideais para ambientes internos e cada vez mais utilizadas em jardins verticais.

Quais as vantagens de realizar um projeto de arquitetura corporativa?

De fato, a arquitetura corporativa vai pensar em cada detalhe, para que o escritório seja uma grande vitrine para o negócio. Outro objetivo é que cada colaborador se sinta bem trabalhar em local bonito, organizado, com mobiliário adequado à sua jornada de trabalho e favorável à produtividade. Assim, quando o escritório é desenhado, pensado para determinadas funções e as desempenha bem, o time pode focar em dar o melhor de si. 

Além disso, pessoas que se sentem felizes e valorizadas no trabalho produzem mais e melhor. Então, a escolha de uma cadeira resistente e confortável, que se adapta à altura da mesa ou bancada de trabalho, por exemplo, não é um mero detalhe no projeto. Pelo contrário, é uma parte importante para que o funcionário se sinta valorizado pela empresa. 

A saber, os novos prédios corporativos já estão sendo projetados com novos conceitos de sustentabilidade, com automação e por isso com uma infraestrutura mais robusta para esse uso. Portanto, o projeto do escritório deve estar alinhado com tudo isso e com as tendências. Por exemplo:

  • menor uso de papel;
  • fios e cabos menos aparentes;
  • espaços compartilhados;
  • lockers e espaço para armazenamento;
  • estações de trabalho rotativas, sem lugar fixo para os funcionários;
  • entre outras. 

Dessa forma, quando o escritório conta com um projeto especializado de arquitetura corporativa, ele tem uma durabilidade maior, graças às nossas escolhas assertivas. Ou seja, não haverá a necessidade de fazer alterações ou reparos por um longo tempo, levando a uma economia de recursos para a empresa. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena. 

Projetos corporativos Marília Veiga para inspirar você

Assim, confira 3 projetos corporativos que realizamos, bastante distintos entre si. No entanto, todos são perfeitamente alinhados com a personalidade e a cultura de cada empresa. Afinal, esse deve ser o ponto chave de um projeto corporativo.  

Então, começando pela sede da Gerencianet em Ouro Preto – MG, uma fintech que respira tecnologia e tem espírito jovem e inovador. Aqui, o laranja está presente por todo o escritório, fortalecendo a marca da empresa e agregando ao projeto essa personalidade dinâmica e descontraída da empresa. Além disso, criamos uma área de descontração incrível, que conta até com mesa de bilhar! 

Semelhantemente, no projeto da BlueLine Asset Management, o azul do logotipo também se fez presente no projeto. Mas, tem uma proposta bem diferente daquela que criamos para a Gerencianet. Assim, a empresa ligada ao mercado de investimentos possui agora um escritório requintado, repleto de obras de arte e perfeitamente alinhado às suas necessidades.  

Por fim, destaco o charmoso e sofisticado escritório da Bossa Nova Sotheby’s, uma  imobiliária de altíssimo padrão que escolheu uma bela casa de 500m² para se instalar. Neste caso, foi feita uma grande reforma para atualização do imóvel e de todos os materiais, criando espaços perfeitos para cada departamento, todos os colaboradores e, claro, os clientes. Assim, todos esses projetos e muitos outros que já realizamos, combinam design com funcionalidade e representam um diferencial para as respectivas empresas.

Agora você não tem mais dúvidas de que sua empresa também tem muito a ganhar com um projeto exclusivo de arquitetura corporativa, não é? Os benefícios existentes são tanto para os funcionários quanto para os clientes e parceiros de negócio. Portanto, fale com o nosso time e conte com esses benefícios e, claro, com a nossa expertise!

  • Share:

Leave a comment