Investir em decoração corporativa aumenta o valor da sua empresa?

Por farmer Escritórios Modernos Nenhum comentário em Investir em decoração corporativa aumenta o valor da sua empresa?

Realizar um projeto de decoração corporativa pode sim aumentar o valor da sua empresa. Talvez não necessariamente o valor monetário, mas, com certeza, a forma como seus funcionários, clientes e fornecedores percebem e se relacionam com a marca, os produtos e serviços. 

Em geral, as pessoas passam mais de 40 horas semanais no trabalho. Por isso, é muito importante que haja um ambiente agradável, organizado e confortável, que favoreça a criatividade e a produtividade dos funcionários, e contribuindo para o posicionamento da sua marca. Sim! Ter um escritório planejado pode oferecer muitas vantagens e é sobre isso que você vai ler neste post.

 

A imagem da marca 

O escritório de uma empresa deve ter a “cara” da marca, assim como a nossa casa deve refletir a nossa personalidade. Ou seja, o seu escritório deve ser uma expressão concreta da essência da empresa, de seus valores, cultura organizacional, gestão e até de sua relação com os diversos públicos. 

Para isso, algo que tem sido cada vez mais comum nos projetos é a utilização das cores da logomarca na decoração do escritório, seja no mobiliário ou na pintura. Isso é muito interessante para fortalecer essa imagem na mente das pessoas. 

Além disso, a escolha dos materiais para o projeto e a incorporação de elementos decorativos, como obras de arte ou frases estampadas nas paredes, também são recursos que ajudam a transmitir mensagens

 

Posicionamento da empresa através da arquitetura corporativa

Então, pode-se dizer que o projeto de decoração corporativo é também um instrumento de marketing e de comunicação, que contribui para o posicionamento da marca. Não só externamente, mas também internamente! Afinal, através da arquitetura do seu escritório, seu time pode se identificar com os valores e essência da empresa na qual trabalham.

Por isso, é fundamental que seja um ambiente esteticamente bonito e confortável, mas que esteja alinhado com a cultura da empresa. Assim, seja ela mais tradicional, que precise transmitir uma imagem de segurança e austeridade, ou tenha um espírito mais jovem e informal, o projeto de interiores deve deixar isso transparecer.

 

O impacto da decoração corporativa sobre os funcionários

Sem dúvida, os funcionários são os primeiros a serem impactados pelo seu escritório planejado. Afinal, são eles que estão lá no cotidiano e são os principais propagadores dos produtos e serviços que sua empresa possui. Então, quando se tem um escritório bonito e organizado, com infraestrutura adequada às atividades de trabalho, os colaboradores se sentem valorizados. Consequentemente, a empresa terá um time mais engajado, produtivo e colaborativo, além de um turnover muito menor. 

Para isso, um fator indispensável em um projeto personalizado é a ergonomia. De acordo com o dicionário Michaelis, ergonomia pode ser definida como: “adequação da tecnologia, da arquitetura e do desenho industrial em benefício do trabalhador e de suas condições ideais de trabalho”. Portanto, trata-se de fornecer à equipe boas condições de trabalho, o que compreende:

  • mobiliário adequado às atividades,
  • climatização do ambiente,
  • iluminação que não machuque os olhos,
  • conforto acústico,
  • dentre outros fatores.

Ademais, existem normas reguladoras para isso, as quais são monitoradas por profissionais ligados à segurança do trabalho. Então, ao implementar um projeto de interiores com uma empresa especializada, você não precisará se preocupar com adequações futuras para atender a essas normas, porque seu projeto já será criado de acordo com elas, desde o início.

 

A decoração corporativa na visão dos clientes

Se você tem um escritório de advocacia, um consultório médico ou odontológico, imobiliária ou atua em qualquer outro ramo no qual costuma receber clientes em sua sede, lembre-se de que a primeira impressão que essas pessoas terão do seu negócio, produto e serviço é o seu espaço físico. Não só do ponto de vista estético, mas também quanto ao fator funcional

Decerto, nenhum detalhe passará despercebido quando você receber uma visita. O mesmo vale também para os fornecedores e parceiros de negócio que cheguem para uma reunião. Então, o projeto contempla tanto o público interno (funcionários) quanto os demais públicos com os quais a empresa se relaciona. 

 

Decoração corporativa: tudo começa na recepção

Por isso, ter uma recepção bonita, confortável e convidativa, com a marca da empresa estrategicamente posicionada, não é uma futilidade. Sem dúvida, esse espaço é muito mais do que um sofá, um balcão para a recepcionista e uma máquina de café. Pelo contrário, ele é, literalmente, a porta de entrada para o seu universo e deve cativar todos que por ali passarem.

 

Promover encontros e negócios com elegância e acolhimento: a sala de reuniões da empresa

Da mesma maneira, a sala de reunião precisa ser um espaço adequado ao que se propõe. Além da questão estética e do conforto, deve contar com boa infraestrutura, para viabilizar  conferências remotas e apresentações com todo o suporte audiovisual que necessitam. Nesse ponto, a automação é um diferencial e está sendo cada vez mais utilizada.

 

O que os móveis e objetos de decoração falam sobre a sua empresa?

Além disso, o mobiliário e a decoração desse ambiente também comunicam muito a respeito do seu negócio. É nesse ambiente que o seu público perceberá se a sua empresa é confiável, agradável, acolhedora, austera, tecnológica. Com certeza, nenhum detalhe passará despercebido por alguém que deseja fazer negócios com você.

 

Decoração corporativa: investimento que vale a pena

Enfim, ter um escritório planejado por uma empresa especializada em decoração de interiores traz diversos benefícios para empresa, como já foi falado: 

  • maior engajamento e produtividade do time;
  • fortalecimento da marca;
  • encantamento de clientes;
  • diferencial competitivo no mercado. 

A saber, um projeto exclusivo é um investimento que vale a pena para qualquer empresa, inclusive, como forma de economizar tempo e dinheiro no longo prazo. Afinal,  você não vai precisar tão cedo fazer adequações estruturais, troca de mobiliário, reparos e alterações nas instalações. Sem dúvida, tudo será pensado considerando suas necessidades e desejos atuais, mas também com um olhar para o futuro

Inclusive, vale lembrar que os prédios comerciais mais novos têm uma infraestrutura melhor, mais moderna e adaptada à realidade das empresas atualmente. Especialmente em termos de cabeamento para internet de alta velocidade e automação que gere otimização de recursos. Então, uma dica para você é ter isso em mente quando for escolher o novo endereço da sua empresa, porque isso também conta para aquela primeira impressão que seus visitantes terão do seu escritório.

 

Como são os projetos da MV? Os exemplos da Gerencianet e Blueline

Aqui na Marília Veiga Interiores nós criamos projetos de decoração corporativa exclusivos, totalmente personalizados. Somos especializados em projetos completos, “do zero” e cuidamos de tudo, desde o planejamento da obra até a decoração. De fato, nossos projetos de decoração corporativa combinam design e funcionalidade, para tornar o seu escritório um local no qual as pessoas querem estar. 

Um grande exemplo que temos nesse sentido é a sede da Gerencianet em Ouro Preto (MG), que se tornou uma referência de boa empresa para se trabalhar na cidade e vizinhança. Aliás, a empresa recebeu a Certificação Great Place to Work com ótima pontuação, confirmando seu objetivo de manter os colaboradores motivados.

 

Inspiração: a modernidade do projeto Gerencianet

A fintech, que possui uma forma de gestão horizontal e participativa, investiu em um ambiente de trabalho de qualidade, bem estruturado, organizado e convidativo, com espaços diferenciados.

Aqui desenvolvemos uma área de descompressão, equipada com jogos e videogames, para servir como espaço de integração da equipe, que pode relaxar e descontrair um pouco, para retornar ao trabalho com ânimo renovado. Além disso, optamos por utilizar o laranja da logomarca por todo o projeto, fortalecendo a imagem da empresa.



Inspiração: a sofisticação do projeto Blue Line

Por outro lado, se você se identifica com um estilo contemporâneo, mas sua empresa tem uma cultura menos ousada, dê uma olhada no projeto que criamos para a Blue Line, que ficou lindo e super sofisticado. Trata-se de uma empresa do ramo de investimentos, então a comunicação a se fazer por meio da decoração tinha o objetivo de mostrar a segurança e os bons resultados do negócio. 

Assim, um detalhe que faz toda a diferença neste projeto é a distribuição de obras de arte por todos os ambientes. A saber, elas são perfeitamente combinadas com o piso de mármore e os painéis de madeira, tornando o escritório único. 

Então, se você também deseja ter um escritório bonito, confortável e que represente um diferencial competitivo para sua empresa, fale com o nosso time e conheça de perto as nossas soluções em decoração corporativa. Clique aqui e preencha o formulário!

  • Share:

Leave a comment